NOTÍCIAS

Projectos de inovação distinguidos pelo programa COHiTEC

Já são conhecidos os cinco projectos finalistas da edição de 2006 do programa COHiTEC

Já são conhecidos os cinco projectos finalistas da edição deste ano do programa COHiTEC. Uma broca para implantes dentários, realizado por investigadores da Universidade de Aveiro, uma prótese cerâmica de anca, também de Aveiro, estruturas híbridas para geradores eólicos , do Instituto de Engenharia e Gestão Industrial, uma matriz simbiótica de cereais, desenvolvido pela Escola de Biotecnologia da Católica do Porto, e um teclado, da Universidade do Minho são os projectos finalistas na iniciativa realizada a Norte, apresentada ontem na Escola de Gestão do Porto (EGP). Amanhã será a vez de, na Universidade Nova de Lisboa, serem conhecidos os da zona Sul.

Daniel Bessa, presidente da direcção da EGP, e Artur Santos Silva, presidente da Cotec, avaliaram positivamente a edição de 2006 de um programa que visa apoiar a valorização do conhecimento de base tecnológica produzido em instituições de Inovação e Desenvolvimento portuguesas.

Para estes dois responsáveis, embora existam alguma dificuldade de arranque dos projectos, esta é uma porta de partida para a formação de novas empresas com base inovadora. De acordo com Artur Santos Silva, os problemas de propriedade intelectual continuam a ser um dos maiores entraves ao avanço dos projectos idealizados no âmbito da COHiTEC, \"apesar de muitos até terem assegurado o capital de risco para o arranque\".

(Diário de Notícias)

2006-06-07

VOLTAR